PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Resumo
O presente trabalho busca identificar, avaliar e introduzir novos e inovadores conceitos de estratégias para a empresa Fabi Modas, de pequeno porte, do ramo de confecções e acessórios femininos localizada na cidade de Manoel Ribas/PR. Trata-se de um estudo de caso, com pesquisa exploratória de cunho bibliográfico no intuito de encontrar na literatura novos conceitos em planejamento estratégico. A abordagem quantitativa do estudo oferece informações para uma melhor compreensão sobre as percepções dos atributos dos serviços e produtos ofertados e das motivações de consumo dos clientes. A realização do diagnóstico do ambiente interno e externo, permitiu a visualização das oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos que por sua vez, permitem a elaboração de planos de ação, com a ferramenta 5W2H, possibilitando que a Fabi Modas possa aumentar significativamente sua performance de gestão por meio com a aplicação de novos conceitos e ferramentas de planejamento estratégico. A perspectiva de crescimento e a visão de cenários promissores pode aumentar a competitividade e melhoria do processo de gestão e organização da loja. Deste modo, qualquer empresa independente do seu segmento e porte pode utilizar ferramentas estratégicas, no entanto, deve ser feito em um primeiro momento a análise do ambiente atual e a definição de sua missão, visão e valores para que se determine o que se almeja atingir e assim traçar caminhos para atingir as metas. Direcionando conceitos estratégicos para micro e pequenas empresas com a elaboração de um plano de ação estratégica da organização tendo por pilares as ferramentas: Análise SWOT, Pesquisa de Marketing, 5 Forças de Porter, Modelo Balanced Scorecard e 5W2H permitirão visualizar um horizonte mais competitivo para a organização. Os objetivos geral e específico deste trabalho, uma vez atingidos, possibilitam visualizar a complexidade de gestão de pequenas empresas, em que as ferramentas de planejamento estratégico podem causar a diferenciação que a empresa necessita para o crescimento.