DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO ESCOLAR

SUPERAÇÃO DA PERSPECTIVA ASSISTENCIALISTA OU NEGLIGÊNCIA DE INCLUSÃO?

  • Viviane Luzzi
Palavras-chave: Inclusão Escolar, Direitos Humanos, Neoliberalismo

Resumo

A presente pesquisa tem como intuito investigar as características do
desenvolvimento histórico de proteção das pessoas deficientes. Analisar a
problemática das políticas de inclusão escolar, a importância dada pela Constituição
Brasileira ao tema, criando legislações e políticas públicas influenciadas pelos acordos
internacionais e princípios dos Direitos Humanos, para amenizar as barreiras físicas
e de aceitação que enfrentam os deficientes diante de suas carências. São
analisados, comentados e criticados os métodos utilizados no sistema educacional
brasileiro advindos de uma concepção frágil, diante da submissão do Estado que não
reage aos métodos impostos por organismos multilaterais, dentro de um sistema
neoliberal que deprecia o ensino público enaltecendo sua visão capital de
comercializar a educação. Demonstrando através das regras do Banco Mundial uma
intenção oculta da divisão social, visando o lucro a qualquer custo, desestabilizando
a educação pública brasileira diminuindo a responsabilidade de investimento do
Estado. Adotando uma perspectiva inclusiva em um sistema de ensino fracassado e
duvidoso, tratando com exclusão quem necessita de adaptação. Levanta-se uma
indagação quanto ao paradigma inclusivo em uma sociedade capitalista cujo a
competitividade é regra, marginalizando as diferenças, contrariando suas normas
constitucionais de igualdade. Neste sentido, busca-se estabelecer a relação de crítica
e inconformismo diante do que está expresso em Lei e o que é aplicado como
proteção.

Publicado
2020-03-06
Edição
Seção
Artigos