GESTÃO ESCOLAR, A BUSCA PELO ENSINO DE QUALIDADE

  • Ana Fabia Myskiv
Palavras-chave: Gestão Escolar, Ensino, Qualidade

Resumo

A pesquisa de cunho bibliográfico fundamenta-se em conceitos relacionados a
gestão escolar, ensino e qualidade, discutindo-os de forma crítica e reflexiva. São
apresentadas algumas reflexões contextualizadas sobre o tema, tendo por base, os
princípios democráticos que devem reger a gestão escolar nas escolas públicas,
previstos na constituição federal em seu artigo 206, parágrafo VI, onde reza: gestão
democrática do ensino público, na forma da lei. Compreendemos a gestão escolar
como um paradigma emergente, dada a complexidade e as inúmeras dimensões e
responsabilidades que a gestão ou o gestor deve ter, como por exemplo: a
dimensão administrativa, pedagógica, financeira, de recursos humanos, entre outras.
A Gestão Escolar é vista com grande importância no contexto educacional, e é
extremante necessária para que se adote ações democráticas e participativas.
Todos os agentes da educação devem ter voz e vez, buscando constantemente a
qualidade do ensino. Nessa busca, deve-se incluir a gestão da estrutura física,
administrativa, documental e pedagógica, uma vez que todas essas atividades estão
diretamente ligadas à gestão escolar, e o gestor(a), por sua vez, é assessorado(a)
por profissionais como: pedagogos, secretários, professores, profissionais de
manutenção e limpeza, entre outras pessoas que participam da organização, e que
juntos buscam o planejamento, esquadrinham inovações, estabelecem metas,
fazendo com que haja efetivamente a participação coletiva, sendo esse o ideal de
gestão. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa busca compreender o
trabalho do gestor escolar e a sua principal função, que é o de mediador dentro do
ambiente escolar. Como metodologia, desenvolvemos a pesquisa com base em
bibliografias, procurando estabelecer relação entre gestão e qualidade no ensino.

Publicado
2020-03-11
Edição
Seção
Artigos