EDUCAÇÃO DO CAMPO

UM ESTUDO DE CASO

  • Ana Flávia Alves Batista
Palavras-chave: Educação do Campo, Educação Rural, Sistema de Educação

Resumo

A Educação do Campo, desde seu surgimento, enfrentou diversos desafios e
percalços em busca de melhorias no desenvolvimento de um ensino que realmente
respeitasse as características próprias dos moradores rurais, todavia após todas as
melhorias conquistadas ela tem sofrido com risco de um retrocesso em sua história
causado pelo fechamento de uma grande parcela das escolas do campo e também
por Políticas Públicas que não cooperam com sua manutenção. Portanto, o presente
estudo buscou avaliar as políticas que estão contribuindo para o fechamento das
escolas do campo, buscando mais especificamente contextualizar o conceito e
historicidade da Educação do Campo e Educação no Brasil, assim como analisar as
alternativas referentes ao processo Escola da Terra e identificar os fatores que estão
colaborando com fechamento das escolas do campo. Para a elaboração deste
trabalho, foram utilizadas pesquisas bibliográficas de natureza qualitativa, e também,
através de uma pesquisa de campo que se realizou pela distribuição de questionários
a oito professores, de cinco escolas dos munícipios de Cândido de Abreu e Pitanga,
para reunir informações acerca do funcionamento destas escolas, que tem como
propósito auxiliar no entendimento do tema abordado. Os resultados apontam que as
principais fatores são Políticas Públicas que não estão oferecendo subsídios para a
continuação do aluno no campo, em virtude disso acontece o esvaziamento do campo
que é causado pelo êxodo rural. Outros aspectos resultante dessa pesquisa, são a
redução de gastos que torna as escolas precárias, que leva o fechamentos
sistematizado de inúmeras delas e o pouco interesse dos professores em contemplar
e valorizar a Educação do Campo. Dessa forma, vemos os percalços em dar
continuidade com a Educação do Campo, pois muito falta para essa educação seja
valorizada da forma que ela merece. Diante disso, a pesquisa tem com propósito
auxiliar com a elucidação de questões pertinente a Educação do Campo favorecendo
assim uma melhoria em seu sistema de ensino.

Publicado
2020-03-11
Edição
Seção
Artigos