A POSSIBILIDADE DO CONTROLE OPERANTE DE COMPORTAMENTOS RELACIONADOS À AUTONOMIA MORAL
Resumo
A preocupação com aspectos éticos e morais é frequente em várias instituições humanas, e, especialmente, na escola. Desta forma, neste trabalho, procurou-se responder, através de levantamento bibliográfico, se o comportamento moral, mais especificamente aqueles que denotam autonomia moral, podem ser treináveis. O desenvolvimento da moralidade, traduzida nos conceitos de “anomia”, “heteronomia” e “autonomia”; como também de “moral pré-convencional”, “moral convencional”, e “moral pós-convencional”, foram extraídos, respectivamente, das teorias dos psicólogos Jean Piaget e Lawrence Kohlberg. Assim, sugere-se que, se a autonomia moral for traduzida em comportamentos operantes, reforços e punições, conforme estabelece o Behaviorismo Radical de Skinner, seria possível desenvolver muitos dos aspectos e habilidades que tornariam comportamentos relacionados à moralidade autônoma mais prováveis. A literatura da área, apesar de não tratar o assunto com este rótulo de autonomia moral, descreve o que seriam habilidades sociais, as quais, entende-se que, caso desenvolvidas, produziriam comportamentos equivalentes aos considerados de autonomia moral.