A ARTE, A EDUCAÇÃO E AS NOVAS MÍDIAS

UMA RELEITURA METODOLÓGICA DO DESENHO

  • Brenda Mayara Bueno
Palavras-chave: Educação, Arte, Desenho

Resumo

Analisar uma teoria é um método que se constitui como ferramenta de aprendizagem, pois busca entender como esta pode ser incorporada na prática. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é estudar a maneira que o desenho contribui para o desenvolvimento da criança. Sabe-se que as manifestações artísticas estão ligadas com meios emocionais e afetivos e podem ser expressadas pelas mais variadas linguagens. Compreender como as artes e as manifestações artísticas e culturais podem contribuir no processo de alfabetização, tendo por princípio que a criação de signos, está ligada aos aspectos da coordenação artística e motora. Dessa forma, buscamos analisar a importância da arte na educação infantil e do desenho como ferramenta metodológica no processo de alfabetização, além de discutir a influência das novas mídias na releitura das artes e na contemplação do belo. Notamos que a criatividade da criança, presente e inerente na primeira infância, por vezes, é deixada de lado com o advento das mídias digitais. Por esse viés, esse trabalho se justifica pela necessidade de mostrar que a criatividade das crianças precisa ser trabalhada e é a partir da arte que ela vai ser desenvolvida. Além disso, a arte vai desenvolver a criança no aspecto cognitivo e emocional, e por meio dela é possível proporcionar um meio educativo especial cultivando seu imaginário, ampliando a visão de mundo, transformando o comportamento e desenvolvendo a coordenação motora. Assim, como resultados, percebemos que mesmo a sociedade mudando e a tecnologia invadindo as escolas e transformando o perfil dos alunos, a arte não se substitui no processo de formação do indivíduo, apenas o enriquece.

Publicado
2020-03-11
Edição
Seção
Artigos