A IMPORTANTE RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS

  • Gabriele Maria Caroline de Farias

Abstract

A pesquisa de cunho bibliográfico, estudará a educação de surdos, uma educação que sempre marcada por grandes desafios no contexto escolar, dada a falta de comunicação efetiva entre ouvintes e surdos, contribuindo para que esse último se tornassem estrangeiros em seu próprio território. Mesmo com o amparo da lei e as previsões legais a abrangência do atendimento de interpretes e professores em salas de recursos especializada para o atendimento ao aluno surdo ainda é muito falha, dada a complexidade da língua, analisando, que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) possui estrutura própria com construção gramatical muito parecida com a Língua Portuguesa, embora para dizer uma grande frase pode se fazer uso de poucas palavras e a sua escrita não é alfabética, os educandos necessitam da alfabetização em ambas as línguas para que seu envolvimento social ocorra de forma eficiente e integral. Como se não bastasse o envolvimento dos educandos é necessário que nessa jornada os educadores e comunidade escolar estejam dispostos e preparados para atender a demanda dos educandos de acordo com suas necessidades especificas. No entanto, somente os requisitos acima supracitados não é suficiente singularmente, pois é necessário ir além e que políticas públicas e sociais sejam implantadas de tal forma que ocorra em prática toda a legislação legal que abrangem o educando surdo.

Published
2020-03-11
Issue
Section
Artigos