O TRABALHO DO PEDAGOGO DIANTE DO ABANDONO E DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

  • Bruna Thayna Duarte Koupak
  • Marcela Kruger

Abstract

Evasão e abandono escolar são temáticas atualmente cada vez mais abordadas pelo sistema educacional de nosso país, isso porque, grande parte dos estudantes abandonam a escola antes mesmo de terminarem o ensino fundamental, principalmente na transição para o ensino médio, por inúmeros fatores. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é investigar as causas do abandono e da evasão escolar no ensino médio, iniciando com um estudo sobre as juventudes e as referências que os jovens fazem da escola, enquanto instituição social de formação cientifica, cidadã e profissional. Quando se fala da problemática do abandono e evasão escolar no ensino médio, foco principal dessa pesquisa, percebe-se que o problema é ainda mais grave, pois, os estudantes quando influenciados por fatores como trabalho, gravidez na adolescência, drogas, condição econômica desfavorável, falta de incentivo familiar para estudar, desinteresse pelos estudos, distorção idade e série, dentre outros, tendem a abandonar a escola e muitas vezes acabam por não voltar mais aos estudos, resultando em evasão. Dessa forma, esse trabalho justifica- se por buscar o entendimento de como o pedagogo pode atuar com metodologias inovadoras para intervir nesse processo, buscando ferramentas pedagógicas, redes de proteção, cobrando políticas públicas que ajudem a minimizar tais problemas no ambiente escolar, garantindo os princípios constitucionais de acesso, permanência e sucesso escolar.

Published
2020-03-11
Issue
Section
Artigos