O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

  • Edenilson dos Santos Mendes
  • Ilda Aparecida Hirco
Palavras-chave: Lúdica, Aprendizagem, Criança

Resumo

Este trabalho tem como tema central a reflexão sobre a teoria e a prática da abordagem lúdica no ambiente escolar, em específico nos anos iniciais do ensino fundamental I. O lúdico, sobretudo, é uma ferramenta importante para o educador, pois, estimula a concentração, o imaginário e a criatividade, sendo fundamental para tornar a aprendizagem da criança mais prazerosa. A pesquisa tem como objetivo principal refletir sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, entendendo a ludicidade como instrumento facilitador no processo de alfabetização, bem como, identificar a contribuição de atividades lúdicas no desenvolvimento integral da criança. O trabalho se constitui em uma pesquisa bibliográfica qualitativa e de campo, sobre a luz de autores como: Rau (2001), Kishimoto (2005) e Friedmann (1996). Sendo, aplicado questionários para docentes nas Escolas Municipais Reinaldo Nunes Ferreira, em Pitanga e na Escola Municipal Villa Lobos, em Laranjal. Com o objetivo de obter informações de como as atividades lúdicas são trabalhadas no ambiente escolar, esclarecendo aos acadêmicos a resposta da problemática desta pesquisa que se refere a como associar a teoria e prática em relação ao lúdico nas séries iniciais do Ensino Fundamental I.

Publicado
2020-03-11
Edição
Seção
Artigos