AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO AFETIVO ENTRE PROFESSOR E ALUNO

  • Ana Paula Hamerega Schornobay
Palavras-chave: Afetividade, Criança, Professor

Resumo

O presente trabalho busca esclarecer de que maneira ocorre a relação professor - aluno e como esta pode influenciar no processo de aprendizagem. A pesquisa é de cunho bibliográfico, baseada em autores como Wallon (2003), Piaget (1980), Vygotsky (1996), entre outros, que buscam colocar em discussão/reflexão a afetividade no processo de ensino e aprendizagem nas escolas, bem como a maneira que a afetividade pode influenciar todo este processo de alfabetização. Os resultados apresentados mostram que a afetividade é fundamental para a escolarização das crianças, visto que estas podem desenvolver-se melhor pelo fato de sentir-se seguras e confortáveis ao que lhes é apresentado na escola, sendo assim, podem alcançar uma educação de qualidade pautada na afetividade. Um ambiente harmonioso favorece todo o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, desse modo, cabe ao professor criar uma relação afetiva para com seus alunos.

Publicado
2020-03-11
Edição
Seção
Artigos