RELAÇÕES DE GÊNEROS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

MENINA JOGA BOLA! MENINO BRINCA DE BONECA?

  • Barbara Anzolin
Palavras-chave: Sexualidade, Gênero, Menino, Menina

Resumo

A sociedade atual adota posturas e comportamentos que são diferenciados para homens e mulheres, geralmente o que se tem por adequado para o menino pode não ser adequado para a menina e esse julgamento é percebido desde a mais tenra idade, alguns destes conceitos sociais estão no exemplo no seio familiar ou na escola. E a partir dessas relações sociais vão se construindo os valores, nem sempre explícitos, mas que determinam comportamentos e as atitudes. Nessa perspectiva devemos entender a relação entre os espaços destinados aos homens e mulheres e as expectativas para os meninos e meninas em sociedade. E para que isso aconteça, é necessário que as escolhas feitas na infância como tipo de brinquedos e brincadeiras, as cores, sejam encaradas de forma natural, pois nem sempre as escolhas de infância permanecem em outras fases da vida, é o que busca compreender este estudo, com a naturalidade que a problemática exige, sabendo que meninos e meninas possuem papéis e comportamentos diferentes, e esses comportamentos isoladamente não definem sexualidade da criança. Os educadores não podem criar nem alimentar estereótipos, que contribuam para que exista na escola relações de preconceito, quanto aos padrões familiares e aos costumes que a criança já traz para consigo é preciso ao contrário, aprender a conviver e respeitar as diferenças. Sendo assim cabe a nós perguntar como os educadores podem conviver com os estereótipos, e agir para não reproduzi-los no dia-a-dia da escola além de proporcionar a convivência entre meninos e meninas de maneira social e tolerante? Para isso, justifica - se esse estudo pela necessidade de compreender os conceitos de Gênero, enquanto categoria histórica concebido em várias instância, a saber: cultura, representações sociais, identidades e identidades subjetivas, bem como as relações de gênero e a construção social do masculino e feminino. Tendo por objetivos identificar as correlações dos sujeitos enquanto homem ou mulher, passando pelo conceito de ética e da moral; Compreendendo as relações de gênero nos jogos e brincadeiras na visão da criança e na construção social do masculino e feminino e identidades de gêneros principalmente na escola.

Publicado
2020-03-11
Edição
Seção
Artigos