PERDAS DE GRÃOS NA CADEIA LOGÍSTICA DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO

  • Paulo Ricardo BARBOSA
Palavras-chave: Escala de Likert, Movimentação de grãos, Escoamento

Resumo

A produção nacional de grãos tem aumentado e se destacado anualmente, fazendo com que
demonstre importante papel no sustento da economia e abastecimento nacional e internacional.
Aliada a essa grande produção agrícola, está o seu escoamento. O Brasil apresenta empecilhos
visíveis relacionados à logística de grãos, que é a movimentação dos grãos da colheita na
fazenda até cooperativas, armazéns e portos, que tem causado elevação no custo do produto e
diminuição da competitividade internacional em exportações, por conta das perdas dos produtos
em rotas de escoamento. A pesquisa tem por objetivo estudar e analisar quais os fatores e as
falhas que contribuem com as perdas de grãos em sua cadeia logística de transportes que vai
desde a movimentação de grãos da colheita até aos portos de embarque, e também identificar
qual parte da cadeia apresenta maior frequência de falhas. Com este propósito realizou-se uma
pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, através da aplicação de um questionário, com
perguntas predominantemente fechadas, aplicando a escala de Likert com cinco níveis:
variando entre Discordo Totalmente (DT); Discordo Parcialmente (DP), Indiferente (I),
Concordo Parcialmente (CP) e Concordo Totalmente (CT). Envolvendo aspectos relacionados
às estradas rurais e rodovias, condições de carrocerias e caminhões, utilização de lonas,
condições de excesso de carga, entre outros fatores. A população de estudos compreendeu 95%
dos respondentes do sexo masculino e 5% do sexo feminino. Quanto à idade, 10% possuíam
até 25 anos, 35% entre 25 e 35, 38,3% entre 35 e 45 e 16,6% com idade acima de 45 anos. Para
o cargo que ocupam os respondentes, 66,6% correspondiam à agricultores e motorista, sendo
os demais, cargos que se relacionam à cadeia logística de transporte de grãos. Os
questionamentos que obtiveram as maiores opções de CT marcadas foram o 10, 12, 7 e 14, os
quais tratavam, respectivamente, da utilização de veículos em condições precárias e fora das
especificações, seguido pela falta de manutenção das carrocerias, estradas rurais sem
pavimentação e excesso de volume transportando pelos caminhões. Das quais 80, 78,3, 71,7 e
70% dos respondentes CT que essas situações afetam a perda de grãos. Os questionamentos 19
e 17 trataram da falta de calibragem dos pneus dos caminhões e das curtas janelas de
agendamentos de descarga de grãos nos portos. Tais afirmações foram as que apresentaram as
maiores escalas de DT, com 33,3 e 31,7%. Nesse sentido, os resultados do presente estudo
indicam que de acordo com os entrevistados os fatores que mais contribuem com a perda de
grãos na cadeia logística de transporte são aqueles que se relacionam com a utilização de
veículos em condições inadequadas de transporte, e que possuem a falta de manutenção
adequada das carrocerias. Além disso, os fatores que menos se relacionam às perdas são a falta
de calibragem dos pneus e às curtas janelas de agendamento de descarga de grãos nos portos.

Publicado
2021-06-17
Edição
Seção
Artigos