AS ESTRATÉGIAS DE MARKENTING DIGITAL NA EMPRESA BIOTRIGO GENÉTICA ADOTADAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID- 19
Resumo
A tecnologia, os meios de comunicação e marketing vinculados à internet são as ferramentas
atuais de fazer negócios e para exposição de bens e serviços. Empresas passam a cada dia mais
utilizar o marketing digital e suas ações buscando atingir seus consumidores de forma remota,
tal motivação é dada pelo avanço de usuários conectados há uma plataforma digital. Esse
segmento afetou também as empresas do agronegócio, com o acréscimo das tecnologias no
campo buscadas pelo empresário rural. A evolução desse tipo de ações já era acelerada, com a
chegada da pandemia de Covid – 19 no Brasil, a alternativa de manter contato e suporte aos
clientes foi pela alternativa digital, que elevou ainda mais a busca por essa ferramenta de
disseminação de informações. Levando em consideração o cenário atual e as tendências do
crescimento das ferramentas digitais, o objetivo desse estudo foi identificar quais as estratégias
de marketing digital foram adotadas pela empresa Biotrigo Genética e avaliar o alcance e o
desempenho dos eventos digitais promovidos durante a pandemia de Covid – 19. Tratou-se de
uma pesquisa descritiva, quantitativa e estudo de caso, cuja coleta de dados aconteceu
exclusivamente na empresa em questão, por meio de entrevistas e análise de documentos.
Dentre as estratégias adotadas pela empresa, podemos destacar a realização de webinars, que
ao todo foram seis de grande importância, treinamentos online com clientes e multiplicadores,
vídeos instrutivos e outras maneiras digitais como forma de levar a informação ao público sobre
o mercado de trigo. Os resultados obtidos pelos levantamentos mostraram que o marketing
digital é a nova forma de interação com o público, e que as metodologias utilizadas pela empresa
Biotrigo Genética superaram as expectativas quanto ao número de participantes e a classe de
profissionais atingidos, além do bom alcance territorial em que os eventos proporcionaram,
mostrando que a cadeia do trigo tem avançado além da região principal como o sul do país. Os
números levantados nos mostram também a eficiência das mídias sócias como meio de
divulgação dos eventos promovidos. Portanto, a combinação de diferentes estratégias de
marketing digital proporcionou a empresa manter suas operações e o contato com o seu cliente
durante o isolamento social.