http://repositorio.ucpparana.edu.br/index.php/edfisica/issue/feedEducação Física2024-03-02T01:32:11+00:00Eduardobiblioteca@ucpparana.edu.brOpen Journal Systems<p>Trabalhos de Conclusão de Curso</p>http://repositorio.ucpparana.edu.br/index.php/edfisica/article/view/184A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA FORMAÇÃO DE ATLETAS DA MODALIDADE FUTSAL2024-03-02T01:32:10+00:00Bruno dos Santos Pereira Costacontato@contato.com<p><span class="fontstyle0">Um tema de suma importância foi analisado, como as aulas de Educação Física dentro da escola contribui para o incentivo dos alunos a buscarem otreinamento específico de Futsal. Desse modo, avaliando a contribuições das aulas de Educação Física na modalidade de formação de futuros atletas e a aplicabilidade do conteúdo como esporte de invasão na modalidade de futsal. Assim, desenvolvendo nas aulas de Educação Física um pressuposto teórico e prático na formação de atletas, onde deve ser analisado não só no ponto de vista da recreação,mas também a socialização da saúde das crianças e adolescentes que<br>praticam essa modalidade. Exibindo então, o valor que o futsal possui, a capacidade de modificar a vida de alunos com baixa autoestima e o auxilio no desenvolvimento globalizado do indivíduo em fase de formação escolar. A Educação Física escolar, para Gonzalez e Fensterseifer, como disciplina, possui como finalidade formar indivíduos dotados de capacidade crítica em condições de agir autonomamente na esfera da cultura corporal de movimento. A disciplina possui um papel essencial na formação dos estudantes, pois os<br>ensina a lidarem com o próprio corpo, incluindo suas potencialidades e suas limitações, o que contribui para o desenvolvimento do autoconhecimento e, consequentemente, para a superação de desafios. De acordo com Navarro, o futsal é uma modalidade coletiva com vários implementos comobola, companheiros, adversários, espaços físicos de jogo, regras específicas, árbitros, tempo de jogo, um alvo para atacar e outro para defender. Esta modalidade tem sido a chave para o sucesso de muitas escolas, que investem em aluno com bolsas para representar o nome da escola em campeonatos da cidade, regionais e<br>estaduais. O projeto dos Jogos Escolares do Paraná, apontou que o esporte escolar pode revelar talentos e ao mesmo tempo contribuir na formação humana das crianças e jovens. Um questionário foi elaborado e aplicado para 10 alunos do Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, com idade entre 11 e 14 anos. No final da pesquisa obtemos resultados positivos significantes, onde concluimos que as aulas de Educação Física podem influenciar os alunos a se tornarem futuros atletas da modalidade de futsal.</span> </p>2024-03-02T00:32:11+00:00##submission.copyrightStatement##http://repositorio.ucpparana.edu.br/index.php/edfisica/article/view/185O futsal como promotor da socialização nas aulas de Educação Física das turmas de 6° e 7° ano do Colégio Estadual Nereu Ramos de Manoel Ribas2024-03-02T01:32:10+00:00Ariany Macedo Resendecontato@contato.com<p><span class="fontstyle0">O presente trabalho tem como objetivo analisar e verificar como o futsal pode promover a socialização nas aulas de Educação Física aos alunos do 6° e 7° ano do Colégio Estadual Nereu Ramos, buscando a qualidade do ensino, ou seja, unindo questões humanas, técnicas. Com isso a pesquisa foi realizada de acordo com referências disponíveis em sites da internet, no desenvolvimento desta, buscou-se uma abordagem qualitativa dos dados para um melhor entendimento da socialização dos alunos através<br>do futsal. Para a obtenção dos dados e o complemento da pesquisa, foi aplicado aos alunos um questionário contendo 5 questões fechadas sobre o futsal como promotor da socialização nas aulas de Educação Física. Chegamos em um resultado positivo, e com isso, verificamos uma necessidade de ampliar pesquisas sobre esse assunto que acaba ficando de lado pelos acadêmicos da área, como existem poucas pesquisas voltadas à interação social no futsal, pois grande parte dos estudos exploram o lado do rendimento e o meio de competição desse esporte, deixando de enfatizá-lo como uma ferramenta<br>de integração e socialização, tornando assim os futuros cidadãos pessoas mais competitivas e menos interativas, sem o respeito mútuo, a coletividade, entre outros aspectos socializadores.</span> </p>2024-03-02T00:52:40+00:00##submission.copyrightStatement##http://repositorio.ucpparana.edu.br/index.php/edfisica/article/view/186PROJETOS NO CONTRATURNO2024-03-02T01:32:10+00:00Brenda Camilly Martins Marquescontato@contato.com<p><span class="fontstyle0">O presente trabalho teve como objetivo analisar e verificar como os Projetos Contraturno de Futsal podem promover a socialização e aprendizagem aos alunos da Escola Municipal Vice Prefeito Euclides Gomes da Silva, buscando oportunidades para um desenvolvimento mais completo e diversificado. Eles complementam a educação formal e ajudam a preparar as crianças para se tornarem adultos bem ajustados e socialmente conscientes. O projeto contraturno de Futsal buscou ser inclusivo, garantindo que alunos de várias origens e habilidades tenham acesso às atividades, promovendo a diversidade e a igualdade. Para coleta de dados desta pesquisa foi aplicado aos alunos um questionário com 5 questões fechadas sobre os Projetos Contraturnos De Futsal na Sociabilização e Aprendizagem. Assim, houve resultados positivos, e com isso entendemos a necessidade dos Projetos Contraturnos de Futsal dentro das escolas, pois compartilham experiências e perspectivas, os alunos aprendem a valorizar o próximo, construindo uma sociedade mais justa e inclusiva.</span> </p>2024-03-02T01:07:02+00:00##submission.copyrightStatement##http://repositorio.ucpparana.edu.br/index.php/edfisica/article/view/187ANÁLISE DOS MATERIAIS FORNECIDOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE PITANGA PR2024-03-02T01:32:11+00:00Haroldo Mendes de Oliveira Juniorcontato@contato.com<p><span class="fontstyle0">A Educação Física busca proporcionar aos alunos as mais variadas experiencias relacionadas as praticas esportivas, práticas corporal, diferentes lutas, brincadeiras, danças, para que os alunos possam dessa forma descobrir o que mais se identifiquem e dessa forma possam incorporá-la em sua vida mesmo depois que saiam da escola. Por esse motivo essa pesquisa teve como objetivo: analisar quais os materiais<br>fornecidos para as aulas de Educação Física da rede Estadual na cidade de Pitanga – Pr. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo utilizando entrevistas com 11 professores de 3 escolas da Rede Estadual de Ensino da cidade de Pitanga e tambem uma observação da infrestrutura das escolas e analisado os materiais didáticos, a escolha dos conteudos e as condições dos materiais existentes<br>na escola. Os dados coletados foram analisados e apresentados em gráficos atrávez dos quais pode-se concluir que a falta de infraestrutura e materiais adequados para as aulas de Educação Física alem de prejudicar o aprendizado dos alunos também contribuem para desvalorização e desmotivação dos professores de Educação Física.</span> </p>2024-03-02T01:11:53+00:00##submission.copyrightStatement##http://repositorio.ucpparana.edu.br/index.php/edfisica/article/view/188O IMPACTO CAUSADO PELA REDUÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO2024-03-02T01:32:11+00:00Herbert Poli Mezarobbacontato@contato.com<p><span class="fontstyle0">A reforma do ensino médio brasileiro, através da Lei 13.415/17, implementou a classificação da Educação Física enquanto itinerário formativo e com isso promoveu a sua flexibilização e a redução da sua carga horária na educação básica nacional. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo discutir os possíveis impactos da redução da carga horária de Educação Física no contexto escolar do ensino médio,<br>diante da reforma do ensino médio promovida a partir da nova BNCC. Desse modo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados apresentaram que o componente curricular perdeu o seu status de obrigatoriedade, se tornando flexível, permitindo, assim, que os Estados definam sua forma de aplicação e reduzam a sua carga horária. Portanto, conclui-se que a flexibilização da Educação Física traz danos para os discentes do ensino médio, visto que este componente curricular contribui na formação de um cidadão de hábitos ativos e de identidade crítica, sendo capaz de transformar a sua realidade e da sociedade a qual pertence.</span> </p>2024-03-02T01:15:49+00:00##submission.copyrightStatement##http://repositorio.ucpparana.edu.br/index.php/edfisica/article/view/189O NÍVEL DO IMC DOS ALUNOS CORRELACIONADOS A PARTICIPAÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORES EDVALDO E MARIA JANETE CARNEIRO NO MUNICÍPIO DE TURVO-PR2024-03-02T01:32:11+00:00Helisa Souza Oliveiracontato@contato.com<p><span class="fontstyle0">Muitas vezes nas aulas de Educação Física crianças e jovens apresentam excesso de peso ou já entraram na fase de obesidade. Os professores desempenham um papel muito importante na vida desses alunos, e as aulas de Educação Física estimulam e incentivam os alunos a praticar esportes, seja de competição, diversão ou manutenção da forma. Considerando os elementos da beleza e da cultura física atuais, é muito comum que essas crianças e jovens sofram preconceitos na escola. Como resultado, algumas pessoas tornam-se retraídas, recusam-se a ir à escola, têm problemas sociais e, eventualmente, desenvolvem depressão. Diante dessa situação, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar alunos com<br>excesso de peso e e revisar maneiras de trabalhar para que os mesmos participem das aulas praticas de Educação FÍsica de maneira confortavel e garantindo o respeito e aceitação.</span> </p>2024-03-02T01:19:08+00:00##submission.copyrightStatement##http://repositorio.ucpparana.edu.br/index.php/edfisica/article/view/190O NÍVEL DA CAPACIDADE MOTORA FINA DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DA ESCOLA BALBINA ALMEIDA DE SOUZA NA CIDADE DE SANTA MARIA DO OESTE - PR2024-03-02T01:32:11+00:00João Adolfo Penteado Schreinercontato@contato.com<p><span class="fontstyle0">O presente trabalho realizou uma bateria de testes de coordenação motora fina, com os alunos matriculados na Escola Balbina Almeida de Souza no município de Santa Maria do Oeste, estado do Paraná. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar se as idades motora e cronológica são compatíveis ou se há divergências, desta forma, apontando abundância e déficits motores nos alunos. O processo de pesquisa<br>utilizou uma abordagem quantitativa limitada a um estudo de campo junto aos escolares, visando a coleta de dados do grupo, os quais foram analisados a fim de proporcionar um maior conhecimento a respeito do tema e identificar problemas relacionados ao mesmo. O estudo foi realizado por meio dos testes motores obtidos através do manual de avaliação motora de Francisco Rosa Neto. Ao final da pesquisa notou-se que dois alunos estão com sua idade motora acima da idade cronológica, três estão com sua idade motora correspondente a idade cronológica e dois estão com sua idade motora abaixo da idade cronológica. Conclui-se com base nos dados obtidos que a pesquisa teve um resultado positivo em relação ao nível<br>motor dos alunos, tendo somente duas amostras com a idade motora abaixo da idade cronológica, esses dois alunos apresentaram problemas em relação ao aprendizado em outras disciplinas e também na coordenação motora grossa.</span> </p>2024-03-02T01:26:32+00:00##submission.copyrightStatement##http://repositorio.ucpparana.edu.br/index.php/edfisica/article/view/191USO DE ESPAÇOS EXTERNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PITANGA – PR2024-03-02T01:32:11+00:00Vinicius Gabriel Padilha Correacontato@contato.com<p><span class="fontstyle0">Nas escolas existem espaços que ficam esquecidos e que podem fazer parte das aulas de Educação Física sem deixar o professor desconfortável em relação a sua metodologia. A utilização desses espaços nas aulas aprimora nossos gestos diários habitua nossa visão, estimula elementos simbólicos e estabelece pontos de referência. O espaço destinado para as aulas de Educação Física deve proporcionar a fluidez das aulas e participação do aluno. Espaços conhecidos como convencionais são a quadra, o pátio, a sala de aula e os não convencionais são as praças, entre outros que também podem contribuir para o desenvolvimento de atividades e vivencias melhorando a qualidade do ensino. A diversificação desses locais para a aula de Educação Física proporciona aos alunos novas formas de realizar atividades cotidianas que devem ser planejadas tendo o aluno como protagonista. Por este motivo essa pesquisa tem como objetivo realizar uma verificação da utilização dos espaços externos para a realização das aulas de Educação Física do Ensino Médio na rede Estadual da cidade de Pitanga-Pr, para tanto foi feita uma pesquisa de campo que utilizou como ferramenta uma entrevista com 10 professores de 3 escolas diferentes onde foi possivel constatar que a formação dos professores e o tempo de atuação nas escolas são importantes para se conhecer<br>e utilizar os espaços adquados, tambem pode-se constatar que existem problemas na utilização desses espaços relacionados ao transporte, comportamento dos alunos e resistencia da equipe pedagogica em autorizar a saida dos alunos. Conclui-se então que a utilização de espaços externos deve ser incentivada pois essa pratica apresenta vários benefícios para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e aprimoramento da metodologia dos professores. Com essa pesquisa pode-se concluir que os professores entrevistados fazem a utilização dos espaços naturais externos existentes nas escolas.</span> </p>2024-03-02T01:31:22+00:00##submission.copyrightStatement##