USO DE ESPAÇOS EXTERNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PITANGA – PR
Resumo
Nas escolas existem espaços que ficam esquecidos e que podem fazer parte das aulas de Educação Física sem deixar o professor desconfortável em relação a sua metodologia. A utilização desses espaços nas aulas aprimora nossos gestos diários habitua nossa visão, estimula elementos simbólicos e estabelece pontos de referência. O espaço destinado para as aulas de Educação Física deve proporcionar a fluidez das aulas e participação do aluno. Espaços conhecidos como convencionais são a quadra, o pátio, a sala de aula e os não convencionais são as praças, entre outros que também podem contribuir para o desenvolvimento de atividades e vivencias melhorando a qualidade do ensino. A diversificação desses locais para a aula de Educação Física proporciona aos alunos novas formas de realizar atividades cotidianas que devem ser planejadas tendo o aluno como protagonista. Por este motivo essa pesquisa tem como objetivo realizar uma verificação da utilização dos espaços externos para a realização das aulas de Educação Física do Ensino Médio na rede Estadual da cidade de Pitanga-Pr, para tanto foi feita uma pesquisa de campo que utilizou como ferramenta uma entrevista com 10 professores de 3 escolas diferentes onde foi possivel constatar que a formação dos professores e o tempo de atuação nas escolas são importantes para se conhecer
e utilizar os espaços adquados, tambem pode-se constatar que existem problemas na utilização desses espaços relacionados ao transporte, comportamento dos alunos e resistencia da equipe pedagogica em autorizar a saida dos alunos. Conclui-se então que a utilização de espaços externos deve ser incentivada pois essa pratica apresenta vários benefícios para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e aprimoramento da metodologia dos professores. Com essa pesquisa pode-se concluir que os professores entrevistados fazem a utilização dos espaços naturais externos existentes nas escolas.