O IMPACTO CAUSADO PELA REDUÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

  • Herbert Poli Mezarobba
Palavras-chave: Ensino médio, Educação Física, Reforma

Resumo

A reforma do ensino médio brasileiro, através da Lei 13.415/17, implementou a classificação da Educação Física enquanto itinerário formativo e com isso promoveu a sua flexibilização e a redução da sua carga horária na educação básica nacional. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo discutir os possíveis impactos da redução da carga horária de Educação Física no contexto escolar do ensino médio,
diante da reforma do ensino médio promovida a partir da nova BNCC. Desse modo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados apresentaram que o componente curricular perdeu o seu status de obrigatoriedade, se tornando flexível, permitindo, assim, que os Estados definam sua forma de aplicação e reduzam a sua carga horária. Portanto, conclui-se que a flexibilização da Educação Física traz danos para os discentes do ensino médio, visto que este componente curricular contribui na formação de um cidadão de hábitos ativos e de identidade crítica, sendo capaz de transformar a sua realidade e da sociedade a qual pertence.

Publicado
2024-03-02