INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ASPECTO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA APAE DE MANOEL RIBAS

  • Yasmim Gregoski Arrigo
  • Andreia Aparecida Lino
Palavras-chave: Autismo, Educação Física, Educação Física Adaptada, Aspecto Social, Influência

Resumo

O autismo está classificado nos Transtornos Globais do Desenvolvimento e seu
diagnóstico se dá através de alguns critérios clínicos que afeta-os em seu
desenvolvimento como: o uso da linguagem, ações restritas e estereotipadas, falta de
interação social, comunicação e afetividade. Seus sintomas variam de leves a severos.
Embora em alguns casos o autista seja bastante prejudicado, com o acompanhamento
especializado ele pode evoluir significativamente. O trabalho a seguir foi realizado na
APAE de Manoel Ribas com o objetivo de identificar qual a influência da Educação
Física no aspecto social de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Para isso,
utilizamos uma pesquisa básica e exploratória, a fim de familiarizarmos com o tema.
Para a coleta de dados, elaboramos um questionário misto o qual foi aplicado aos pais
e uma entrevista semiestruturada com os professores. Nossa amostra tratou-se dos
alunos matriculados e frequentadores da APAE de Manoel Ribas com regularidade.
Obteve-se por meio deste trabalho o resultado de que a Educação Física é importante
para o desenvolvimento dos alunos como um todo e principalmente no que se refere
ao aspecto social, mas pudemos concluir que não é somente ela responsável por
esse processo, trata-se de um trabalho conjunto entre pais, professores e escola em
geral, para que se consiga alcançar o desenvolvimento integral desses alunos.

Publicado
2021-06-18