INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS VARIÁVEIS MOTORAS EM CRIANÇAS DE DOIS A QUATRO ANOS

  • Andressa dos Anjos Batista
  • Maria Eduarda Arruda Bialuk
Palavras-chave: Desenvolvimento motor, Psicomotricidade, Educação Física

Resumo

O desenvolvimento motor é um processo sequencial que vai desde a concepção até o final da vida.
As crianças deixam muito de praticar atividades que estimulam o seu desenvolvimento motor tanto
por causa da tecnologia como pelo espaço e privação por conta do mesmo. A criança deve ser
estimulada desde o inicio para que futuramente não haja problemas na sua motricidade, não sofra
por preconceitos e falta de habilidades. Esse artigo tem por objetivo geral analisar a influência da
educação física escolar nas variáveis motoras em crianças de dois a quatro anos, e como objetivo
específico avaliar o equilíbrio, identificar a motricidade fina e avaliar a motricidade global. A
metodologia do estudo foi uma revisão bibliográfica onde conceitua-se e analisa-se o
desenvolvimento motor, desenvolvimento motor por faixa etária, desenvolvimento motor e os jogos
e brincadeiras, por fim a importância do desenvolvimento motor e psicomotricidade. Para concluir
apresenta-se que a Educação Física Escolar tem papel fundamental com as atividades
diferenciadas e planejadas de acordo com a necessidade do aluno, demonstrando o equilíbrio a
motricidade global e fina são favorecidas com a pratica. Na idade de 2 a 4 anos as crianças estão
em constante aprendizado.

Publicado
2021-06-18