INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DE QUALIDADE E GESTÃO DE PROJETOS NA PRODUÇÃO DE EMBALAGENS EM POLPA MOLDADA

  • Guilherme Antunes Coito
  • LUIZ FELIPE SANTOS
Palavras-chave: Embalagens, Produção, Qualidade

Resumo

As embalagens têm um papel fundamental na sociedade atual, não somente pela proteção que oferecem durante o transporte e manuseio de produtos ou alimentos, mas também como uma forma de preservar a sua qualidade. A produção de embalagens em polpa moldada envolve questões importantes relacionadas aos aspectos econômico e ambiental. Nesse contexto, dada a importância das embalagens, este estudo possui caráter exploratório e bibliográfico, tendo como pilares o guia PMBOK, que trata dos recursos e processos considerados ideais para uma boa gestão de projetos, e das ferramentas presentes no Controle de Qualidade utilizadas no planejamento e da produção na indústria de embalagens de polpa moldada da Rio Bonito Embalagens, organização alvo deste estudo, localizada na cidade de Boa Ventura de São Roque no Paraná. Um projeto consiste num esforço empreendido, de resultado único, para criar um produto, serviço com início e um término definidos. O gerenciamento de projetos aplica conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades para atender os padrões de conformidade e qualidade. Por meio de utilização de pesquisa de campo, verificou-se a utilização do Controle de Qualidade em interatividade com a Gestão de Projetos na organização durante o processo de produção de embalagens de polpa moldada. A utilização das boas práticas na Gestão de Projetos procura trazer em evidência do uso de métodos e práticas e a ratificação de resultados satisfatórios e coerentes com os objetivos da organização e no padrão de qualidade para atender ao mercado consumidor. Por sua vez, as ferramentas utilizadas na Gestão de Qualidade asseguram qualidade, redução de custos, redução de desperdícios num contínuo aprimoramento de processos e produtos resultantes. No tocante às operações, a qualidade como prioridade competitiva apresenta duas dimensões em que a função de operações é projetada para focalizar aspectos da qualidade como características superiores, grande durabilidade e atendimento ao cliente, a consistência apura o quanto o produto ou serviço atende as especificações de projeto. As vantagens e desvantagens do uso das ferramentas de qualidade estão nos custos de conformidade e não conformidade, nas falhas de processo e produtos de qualidade entregues aos clientes internos e externos. Entre as ferramentas de qualidade utilizadas pela organização no processo de produção encontram-se: Plano de Redução de Desperdícios; Fluxograma de Processos; Modelo DMAIC para melhoria contínua, Ferramentas Estatísticas que verificam a variabilidade e desempenho; Folhas de Verificação para observar e quantificar a frequência de ocorrência de eventos em conformidade ou não; Diagrama Ishikawa de Causa e Efeito para obter a relação dos efeitos e fatores ou causas das perdas no processo. O desafio da qualidade consiste em obter o diferencial de competividade como fator estratégico no mercado perante aos concorrentes. Este estudo procura contribuir na compreensão da interação entre o Gerenciamento de Projetos, Gestão da Produção e Processos e o Gerenciamento da Qualidade como ponto crucial no auxílio ao alcance de objetivos e metas dos projetos desenvolvidos por empresas para assegurar a garantia e qualidade nos produtos destinados ao mercado consumidor.

Publicado
2020-03-13
Edição
Seção
Artigos