PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO NO SÍTIO AGB – MANOEL RIBAS
Resumo
A busca por conhecimento e técnicas que colaborem com o crescimento e desenvolvimento vem tomando conta de todos os ramos e atividades nos pequenos e grandes centros urbanos e também nas áreas rurais. Entre esses métodos usados estão presentes as ferramentas da administração, que dão suporte para qualquer atividade desenvolvida, englobando o planejamento, a organização, a direção e a ação nos objetivos traçados.
A evolução ocorre tanto nas técnicas administrativas utilizadas no agronegócio brasileiro, como nas empresas e nas propriedades rurais, fazendo com que os negócios adaptem-se as mudanças que estão ocorrendo no cenário econômico e tecnológico.
Assim, as propriedades rurais que queiram obter progresso no ramo que atua e consequentemente aumento na produtividade devem adotar novos artifícios e deixar de lado formas empíricas de administrar e planejar suas atividades. Dessa forma, a administração aplicada à extensão rural proporciona ao produtor uma nova forma de conduzir seus recursos, usufruindo deles da melhor forma possível sem grandes perdas e sim grandes ganhos. Na pecuária leiteira, o planejamento de implantação de genética melhorada, na mecanização dos processos, no controle do capital investido, nas despesas feitas e no retorno financeiro obtido tudo isso pode ser dirigido e projetado pela administração, dando suporte ao produtor e norteando seus objetivos.
Assim sendo, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar que as ferramentas administrativas e estratégicas também são aplicáveis nas propriedades rurais, trazendo para o campo novas formas de conduzir esses negócios, que são importantes para a economia das famílias que tiram seu sustento das propriedades rurais, mostrando ao produtor rural a grande importância que o agronegócio possui e que ele merece atenção e planejamento como outra atividade qualquer, buscando inovações, tecnologias, projetos e condições para o seu real desenvolvimento. Desta maneira, o trabalho baseia-se no acompanhamento de uma propriedade rural na qual serão observados seus recursos e processos, determinando quais os melhores planos e ações a serem implantados na propriedade, priorizando os pontos positivos e corrigindo os pontos negativos, para que haja uma melhor gestão na propriedade rural.