DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO E PROPOSTA DE UM PLANO DE AÇÃO PARA A CERÂMICA GELINSKI LTDA SER MAIS COMPETITIVA

  • Maferson Rodrigo Rudarvalte
  • Robson Júnior do Prado Gelinski
Palavras-chave: Cerâmica, Gestão, Administração

Resumo

O presente trabalho compõe um diagnóstico estratégico na empresa do ramo ceramista
Cerâmica Gelinski Ltda. Com intuito de proporcionar melhorias em sua gestão, em busca de
maximizar os resultados através de ferramentas de gestão empresarial que tragam suporte
necessário para a viabilização de mudanças, visando assim alcançar os objetivos pretendidos.
Para isso, foi necessário identificar o que seria o diferencial competitivo para o negócio, para
assim determinar as ações a serem realizadas em prol de alcançar a competitividade no mercado
de atuação. O método usado para elencar os pontos relevantes a serem estudados ocorreu
através de estágios supervisionados, utilizando as técnicas de observações, entrevistas com o
sócio administrador, através dos conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação em
Administração e através do estudo das teorias dos principais autores. Com isso, foi possível o
uso da técnica de diagnóstico estratégico, análise SWOT, para identificar as forças, fraquezas,
oportunidades e ameaças, posteriormente, foi elaborado um plano de ação com a ferramenta
5W2H, com intuído de organizar as ações elaboradas de forma compreensiva e clara, buscando
a solução de todos os problemas apresentados e, para determinar as prioridades de cada, ação
foi utilizado a ferramenta de auxílio na viabilização do plano de ação, a MATRIZ GUT. Assim
foram elaboradas soluções para todas as dificuldades identificadas na organização, buscando
criar um diferencial competitivo para esta fábrica.

Publicado
2020-03-13
Edição
Seção
Artigos